Comprar Reservar Aula
Home » Saúde » EXERCÍCIOS FÍSICOS MELHORAM A QUALIDADE DO SONO

EXERCÍCIOS FÍSICOS MELHORAM A QUALIDADE DO SONO

Por: Vinicius Bolanho22/09/2021

Pratique atividade física e melhore seu sono.

Há quem faça diversos rituais para ter uma boa noite de sono. Mas, a gente tem uma boa dica para te dar: alguns minutinhos de atividade física durante o dia podem contribuir para que o seu sono seja perfeito. Sabe como isso acontece?
Quando realizamos atividades físicas nosso organismo estimula o sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.

O exercício físico regular ajuda a liberar Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina . São quatro homonios fundamentais que dão a sensação de prazer e bem estar.


Ainda, de acordo com a ACSM (American College Sports Medicine), o exercício físico regular atua na promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e do sono.

Porém, para que o corpo esteja em equilíbrio e o sono mais saudável é necessário que o indivíduo pratique no mínimo cerca de 30 minutos de atividade por dia.

Isso mesmo, no mínimo 30 minutos.

Visto que é durante o sono que o pico de GH (hormônio do crescimento) é liberado em maior quantidade, o sono é fundamental para todo ser humano, por isso, quando alguém está praticando exercício físico regular, seu sono tem mais qualidade.

“Para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos, sofre com problemas para dormir e quer começar a fazer algo, indico que comece diariamente com caminhadas de 20 minutos em baixa intensidade, pois a circulação sanguínea irá aumentar e melhorar o fluxo de oxigenação do cérebro, fazendo assim com que você consiga dormir melhor”.
Acredite, após duas ou três semanas já está na hora de partir para exercícios de resistência (Musculação, Treinamento funcional, etc). E assim melhorar cada vez mais a qualidade do seu sono.

Importante ressaltar que todo exercício deve ser realizado acompanhado por um profissional de Educação Física.

VOCÊ SABIA QUE DORMIR BEM PODE AUMENTAR A SUA IMUNIDADE?

Uma noite mal dormida pode afetar as respostas imunológicas do organismo

sono desempenha papel restaurador no organismo.

Partindo dessa premissa, é possível reconhecer que dormir bem tem relações diretamente associadas ao bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Muita energia é gasta para que a manutenção das células que compõem as defesas do corpo permaneça em equilíbrio. Dormir pouco ou mal aumenta a liberação de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e que pode comprometer a imunidade.

A relação das respostas imunológicas ligadas ao sono é considerada uma vertente de pesquisa recente. Diversos estudos científicos têm buscado compreender de que forma doenças se manifestam e se agravam devido a noites mal dormidas. “Existem estudos que ligam a questão da insônia com o aumento de chances de doenças oncológicas, como o câncer. Há uma maior incidência desse problema em indivíduos que tem dificuldade para dormir. Ou seja, o sono ruim de alguma forma pode ajudar a aumentar as células malignas”, explicam alguns neurologistas.

Além disso, dormir mal pode aumentar o risco de inflamação e infecção. Doenças como artrite reumatoide e psoríase, por exemplo, tem suas manifestações agravadas pela falta de qualidade de sono. “Na neurologia, uma coisa bastante patente é a relação de piora ou aumento de surtos inflamatórios na doença autoimune chamada esclerose múltipla. Geralmente esse paciente apresenta uma patologia do sono relacionada, seja com o aumento de fragmentação do sono, apneia ou síndrome das pernas inquietas. E essa condição leva o indivíduo a ter um agravo da sua doença”, dizem os neurologistas especialistas do sono.

O regime de privação do sono está entrelaçado ao modo de vida atual. A rotina acelerada faz com que as pessoas atribuam o cansaço a diversos fatores, sem reconhecer que podem não estar tendo um sono que seja de fato restaurador. Dormir a noite toda não representa necessariamente uma noite bem dormida. É preciso estar atento e identificar sintomas no dia-a-dia, afinal, uma boa noite de sono é aquela em que se acorda descansado, sem sonolência, com boa memória e concentração.

Então preste atenção como você acorda, fique atento aos sinais do seu corpo, e caso tenha algum dos sintomas citados, procure um especialista. Cuide-se. Só você pode fazer isso.

Texto por: Luana Charapa – Profissional de Educação Física